Brasil tem 99% de chances de se classificar para a Copa do Mundo

Brasil tem 99% de chances de se classificar para a Copa do Mundo

compartilhe este post

A cinco rodadas do fim das Eliminatórias, o Brasil está com 98,78% de chances de se classificar para a Copa do Mundo de 2026. A vitória em cima da Colômbia por 2 a 1 na quinta-feira fez a Seleção subir duas posições na classificação e abrir oito pontos para a Bolívia, primeiro time fora da vaga direta.

A Argentina lidera a tabela das Eliminatórias e é também quem tem mais chances de se classificar para a Copa que será disputada no Canadá, Estados Unidos e México. Os atuais campeões mundiais estão com 99,999% de classificação assegurada, apesar de não estar matematicamente garantidos. Um empate com o Brasil na próxima terça-feira classifica os argentinos matematicamente.

Apenas um cenário muito específico seria suficiente para os argentinos não se classificarem para a próxima Copa. Com 15 pontos de vantagem (em 15 a serem disputados) em relação à Bolívia, nem mesmos as milhares de simulações realizadas captam essa possibilidade. Por isso, dá para dizer que a Argentina está “estatisticamente” classificada para a Copa depois de vencer o Uruguai por 1 a 0 fora de casa. Além da diferença na pontuação, a Bolívia também precisaria tirar 31 gols de saldo em relação aos atuais campeões mundiais.

Vini Jr comemora gol em Brasil x Colômbia — Foto: Getty Images

Vini Jr comemora gol em Brasil x Colômbia — Foto: Getty Images

Segundo colocado na tabela das Eliminatórias, o Equador tem 99,63% de chances de classificação. Os equatorianos contaram com o brilho de Enner Valencia nesta rodada para assumir a segunda colocação ao vencer a Venezuela em Quito por 2 a 1.

Derrotados em casa nesta sexta-feira, os uruguaios perderam duas posições na classificação, mas ainda têm 96,98% de possibilidade de ir à Copa. Lembrando que os seis primeiros colocados se classificam de forma direta, enquanto o sétimo colocado disputa a repescagem.

Colômbia (96,7%) e Paraguai (91,43%) fecham os seis primeiros colocados e o grupo com mais de 90% de chances de classificação direta.

A Bolívia é a seleção com o maior percentual de garantir a vaga na repescagem (44,53%). Seis pontos atrás do sexto colocado, está a apenas um da Venezuela, que tem 35,85% de chances de terminar as Eliminatórias na sétima colocação.

Chile e Peru estão praticamente fora da Copa. Por mais que os peruanos tenham deixado a lanterna ao vencer a Bolívia por 3 a 1 em casa, apenas 0,08% dos cenários indicam uma classificação direta e 1,87% para a repescagem. Já os chilenos, que estão em último, têm 0,12% e 2,85% de chances de garantir vaga direta ou via repescagem, respectivamente.

Por mais que um esteja à frente do outro, o lanterna Chile tem uma chance maior por jogar três dos cinco jogos restantes em casa. O Peru só será mandante por mais duas vezes nas eliminatórias.

Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, calculamos as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, realizando 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no fim do texto.

Metodologia

Apresentamos as probabilidades estatísticas baseadas em parâmetros de ataque e defesa das equipes quando jogam em casa ou fora. O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo (o jogo). Para chegar às previsões sobre as chances de cada time terminar o campeonato em cada posição foi empregado o método de Monte Carlo, que basicamente se baseia em simulações para gerar resultados. Para cada jogo ainda não disputado, realizamos dez mil simulações.

*A equipe do Gato Mestre é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gusthavo Macedo, Ingrid Fernandes, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Rodrigo Breves e Valmir Storti.

Fonte: ut

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados