O time reserva do Flamengo foi o suficiente para garantir a classificação às oitavas da Copa do Brasil. Em ritmo de treino, o Rubro-Negro venceu o Botafogo-PB por 4 a 2 em uma noite na qual Filipe Luís administrou o elenco de olho no confronto contra o Palmeiras, domingo, pelo Brasileirão.
E o Flamengo só não foi para o intervalo sem ser vazado porque levou um gol em um lance completamente bobo aos 35 minutos do primeiro tempo. Mas, àquela altura, o cenário estava bem tranquilo, e o placar marcava 3 a 0 – com gols de Danilo, Pedro e Varela. O Botafogo-PB descontou com Henrique Dourado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/M/4/cku7hdSAycxG9fHEYu7g/29-2-.jpg)
Varela, Matheus Gonçalves, Cebolinha e Pedro em Flamengo x Botafogo-PB — Foto: André Durão
Filipe Luís levou a campo uma escalação inédita, principalmente no ataque. Os 11 escolhidos foram: Matheus Cunha, Varela, João Victor, Danilo, Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Gerson, Matheus Gonçalves, Everton Cebolinha, Michael e Pedro. Com muitos desfalques e o desgaste físico, escolheu o que melhor tinha à disposição pensando no planejamento para pegar o Palmeiras.
Com apenas um gol de vantagem pela vitória no jogo de ida, o Flamengo tinha pressa para selar a classificação no Maracanã. Não à toa, marcou dois gols em apenas seis minutos. Foram duas finalizações e duas bolas na rede.
Aos três minutos, Danilo bastante oportunista acertou um chute após um bate e rebate na área. Aos seis, com um bom lance coletivo, Pedro foi quem estava bem posicionado para marcar. Tranquilo e dominante, o Flamengo não parou de pressionar e incomodar o adversário.
O terceiro gol saiu aos 21 minutos em mais uma lance que o Flamengo trocou passes com muita facilidade. E esse gol foi de lateral para lateral. Ayrton Lucas, um dos destaques da partida, cruzou na medida para Varela invadir a área pelo lado direito e finalizar de primeira. O uruguaio também teve uma boa atuação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/e/S/cQk49JRIigM7jU83ZWwA/agif25052122430717.jpg)
Varela, Everton e Pedro – Flamengo x Botafogo-PB – Copa do Brasil — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Lorran voltou a ter uma chance no profissional desde janeiro e recebeu a primeira oportunidade com Filipe Luís na temporada. A atuação ainda foi discreta para o que se espera de um dos maiores nomes da base do clube, mas foi um pontapé de quem quer brigar por um espaço.
— É o que falo sempre: falem no campo. Não importa se tem 16, 17, 36 ou 37, quem estiver melhor terá minutos. O Lorran está muito bem no sub-20, hoje teve minutos e foi bem. Gostei dele no jogo. Tem de continuar jogando bem. Não pode relaxar. Se relaxar um treino, um jogo eu estou vendo tudo. Os jogadores falam no campo e quem é mais regular e joga melhor, mais minutos vai ter. Quem não está tão bem não terá tantos minutos, simples assim – analisou Filipe em coletiva.
O Flamengo teve um pouco mais de dificuldade para criar chances claras a partir da segunda metade do segundo tempo. Mas também não sofreu, com exceção do golaço de Rodrigo Alves aos 23 minutos. Em uma cobrança de escanteio, João Victor rebateu mal e a bola sobrou para o jogador do Botafogo-PB acertar um chute de primeira da entrada da área.
Juninho no Matheus Gonçalves foi a última substituição de Filipe, que já havia colocado Arrascaeta em campo no lugar de Cebolinha. A intenção era fazer o uruguaio não perder ritmo de jogo, já que não entrou em campo no clássico contra o Botafogo e é peça-chave para enfrentar o Palmeiras.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/m/B/dPBh5MSmenCtcSRF8APA/agif25052122510138.jpg)
Filipe Luís em Flamengo x Botafogo-PB — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
O Flamengo ainda quase marcou com Pedro já nos minutos finais, em uma boa jogada de Lorran. O jovem roubou a bola no meio-campo e encontrou o camisa 9, que chutou de primeira. A bola desviou na zaga e tirou tinta da trave. O Rubro-Negro terminou a partida sem qualquer perigo de perder a classificação e praticamente sem esforço para fazer mais gols na segunda etapa.
A verdade é que a partida no Maracanã foi protocolar. A qualidade do elenco é tanta que parecia ritmo de jogo-treino no Ninho do Urubu. O Flamengo não precisou de muito para vencer e, para seguir em busca do Brasileirão como prioridade, vai precisar entender que a rotação tem de ser outra contra o Palmeiras, que se ganhar vai abrir sete pontos ainda na 10ª rodada.
Fonte: G1