Trump diz que Israel e Irã violaram o cessar-fogo: ‘assim que fechamos o acordo, eles saíram jogando bombas’

Trump diz que Israel e Irã violaram o cessar-fogo: ‘assim que fechamos o acordo, eles saíram jogando bombas’

compartilhe este post

O presidente dos Estados Unidos afirmou que tanto Irã quanto Israel violaram o cessar-fogo no Oriente Médio. A fala de Donald Trump foi feita a repórteres na ida para a cúpula da OTAN em Haia, nos Países Baixos, na manhã desta terça-feira (24).

O republicano disse que não gostou que Israel realizou bombardeios mesmo após ter concordado com a trégua. Ele comentou que o país ‘descarregou’ após o início do cessar-fogo.

‘Assim que fechamos o acordo, eles saíram e jogaram um monte de bombas. Nunca vi nada parecido antes. A maior carga que já vimos’.

‘Não estou feliz com Irã também, mas estou realmente estou infeliz com Israel. Precisamos que Israel se acalme porque eles saíram em missão esta manhã. Preciso fazer com que Israel se acalme’, comentou o presidente americano.

Trump também afirmou que não tinha certeza se os países fizeram isso ‘intencionalmente’, mas que ‘eles não conseguiram controlar as pessoas.’

‘Não gosto do fato de Israel ter saído esta manhã e vou ver se consigo impedir isso. Assim que eu me afastar de vocês [repórteres], vou ver se consigo impedir isso’.

Ele acrescentou que as capacidades nucleares do Irã ‘acabaram’ e diz que Teerã nunca reconstruirá seu programa nuclear.

Depois, em publicação na sua rede social Truth Social, Trump escreveu que Israel não deve lançar bombas contra o Irã porque seria uma ‘grave violação’.

‘ISRAEL. NÃO LANÇEM ESSAS BOMBAS. SE FIZEREM, É UMA GRAVE VIOLAÇÃO. TRAGAM SEUS PILOTOS PARA CASA, AGORA!’

Em outra publicação, Trump afirmou que Israel não vai atacar o Irã:

‘ISRAEL não vai atacar o Irã. Todos os aviões darão meia-volta e voltarão para casa, enquanto fazem um amigável “Aceno de Avião” para o Irã. Ninguém se machucará, o cessar-fogo está em vigor! Agradecemos a sua atenção!’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em visita a tropas americanas no Catar — Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em visita a tropas americanas no Catar — Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP

O ministro da defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que instruiu os militares do país a ‘responderem energicamente à violação do cessar-fogo pelo Irã com ataques intensos contra alvos do regime no coração de Teerã’.

Já o chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, o General Eyal Zamir, prometeu que o exército israelense ‘atacará com força’ o Irã ‘em vista da grave violação do cessar-fogo pelo regime iraniano’.

Israel afirma que o Irã violou o acordo de cessar-fogo, que está em vigor. O governo teria detectado a entrada de mísseis iranianos no norte de Israel há alguns minutos. No entanto, outros mísseis foram interceptados em demais partes do país.

O Times of Israel também citou uma autoridade israelense que, falando sob condição de anonimato, afirmou que ‘o Irã violou o cessar-fogo e pagará o preço’.

Do outro lado, a mídia estatal iraniana respondeu às acusações de Israel, dizendo que o Irã nega os relatos de que violou o cessar-fogo. Segundo a agência estatal iraniana ISNA, as ‘notícias sobre um ataque de míssil contra Israel após o acordo entrar em vigor são falsas’.

O Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, Abdolrahim Mousavi, reforçou a negativa, afirmando que o país não disparou qualquer míssil contra Israel nas últimas horas.

Foguete que Israel afirma ter sido disparado pelo Irã. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foguete que Israel afirma ter sido disparado pelo Irã. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã divulgou uma declaração nesta terça-feira (24) alertando que ‘qualquer nova agressão será recebida com uma resposta decisiva, firme e oportuna do Irã’.

Médicos israelenses afirmam que cinco pessoas foram mortas em Beer Sheba durante a noite após mísseis disparados por Teerã.

Início do cessar-fogo

Explosões vistas em Teerã, capital do Irã. — Foto: UGC / AFP

Explosões vistas em Teerã, capital do Irã. — Foto: UGC / AFP

Mais cedo, a mídia estatal iraniana e o governo de Israel haviam confirmado que tinham iniciado a trégua anunciada seis horas antes pelo presidente Donald Trump.

Os bombardeios iranianos foram interrompidos após a última onda de mísseis lançada contra Israel, que mataram pelo menos 4 pessoas. Pouco antes da trégua, Israel também fez um dos mais fortes bombardeios a Teerã, capital do Irã, com pelo menos 9 mortes.

O presidente Donald Trump comentou na rede social dele que o cessar-fogo já estava em vigor e pediu que os dois lados não violassem o pacto.

Em comunicado, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que concordava com a proposta de Trump para o cessar-fogo. Ele reiterou que o país conseguiu os objetivos de ‘eliminar a ameaça nuclear e de mísseis balísticos do Irã’.

Já a mídia estatal iraniana declarou que o cessar-fogo foi ‘imposto ao inimigo’ após a resposta militar do país contra os Estados Unidos.

A suspensão dos ataques foi anunciada por Trump horas depois de o Irã disparar 14 mísseis contra a maior base militar americana no Oriente Médio, que fica no Catar e abriga 10 mil soldados. O ataque foi uma retaliação aos bombardeios dos Estados Unidos a instalações nucleares iranianas.

Segundo Donald Trump, 13 desses mísseis foram abatidos e apenas um caiu numa área que não oferecia perigo. Ninguém ficou ferido. O republicano considerou a resposta fraca e disse que foi avisado dos ataques com antecedência pelo Irã.

Ao anunciar a trégua, o presidente americano disse que o cessar-fogo começaria oficialmente pelo Irã e, 12 horas depois, seria a vez de Israel.

Segundo o republicano, durante a pausa nos bombardeios, o outro deve permanecer pacífico e respeitoso. De acordo com Donald Trump, depois de 24 horas, a ‘Guerra de 12 dias’ será considerada encerrada.

Em entrevista à GloboNews, o porta-voz do exército israelense, Rafael Rozensjain, sustentou que as forças do país já eliminaram mais da metade dos 400 lançadores de mísseis do Irã e que Israel está perto do seu objetivo.

Na economia, o mercado já precificava um cessar-fogo entre Israel e o Irã. Depois de começar o dia em alta, a cotação do petróleo despencou 7%.

Fonte: CBN Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados