O leilão do primeiro túnel submerso do Brasil, que ligará as cidades de Santos e Guarujá, acontece nesta sexta-feira (4), na sede da B3, em São Paulo, a partir das 16h.
O investimento está estimado em R$ 6,8 bilhões, e duas empresas tiveram suas propostas consideradas regulares, estando aptas a participar do leilão: Acciona Concesiones (Espanha) e Mota-Engil (Portugal).
O projeto deve se tornar a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Dos 1,5 km de extensão, estima-se que pelo menos 870 metros sejam submersos. A tecnologia do túnel imerso é inédita no Brasil, mas já consolidada em obras na Europa e na Ásia.
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Túnel ligará a região de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. — Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
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Entenda o túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá — Foto: Arte/g1
Projeto centenário
A construção de um túnel entre os dois municípios é discutida há quase 100 anos. O primeiro projeto foi elaborado em janeiro de 1927, quando Júlio Prestes era governador de São Paulo, com um plano apresentado pelo engenheiro Enéas Marini.
Sem avanços por décadas, o projeto voltou a ser discutido, e o edital foi lançado no início deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A obra é considerada histórica e estratégica para a mobilidade regional, e já foi alvo de disputa de protagonismo entre os governos estadual e federal: tanto Lula quanto Tarcísio destacaram o projeto como uma conquista de suas gestões.
Em geral, os discursos políticos adotavam um tom de colaboração institucional. No lançamento do edital, após Tarcísio agradecer e elogiar Lula pelo compromisso com a obra, o presidente ressaltou que a boa relação é essencial para que o projeto avance.
“Não é possível a gente deixar de trabalhar de forma conjunta, de compartilhar esforço, porque eu não gosto de fulano, o fulano não gosta de mim”, disse o presidente na época.Mais recentemente, porém, em manifestações para as próprias bases de eleitores e nas redes sociais, um cita a obra sem mencionar o outro.Acontece que, além de ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro, Tarcísio é ventilado como possível candidato na campanha presidencial de 2026. Como mostrou o g1, Lula acredita que o governador de São Paulo será o nome da oposição no ano que vem.Como será feita a construção do túnel?Segundo o governo, diferentemente dos túneis escavados em rocha — como os de metrô —, o modelo submerso que ligará Santos e Guarujá será composto por grandes blocos de concreto, pré-moldados em docas secas e dotados de câmaras internas de ar.“Cada peça é construída em terra firme, testada e depois transportada por flutuação até o local de instalação. Lá, os blocos são cuidadosamente afundados, encaixados no leito do canal e protegidos por camadas de areia e pedras”, informou o Ministério de Portos e Aeroportos.A escolha dessa técnica considerou principalmente o solo da região. Composto por argilas moles e sedimentos fluviais, ele não oferece estabilidade suficiente para escavações profundas.
“Além disso, o túnel imerso apresenta vantagens ambientais e urbanas, exigindo menos desapropriações, reduzindo o impacto visual e permitindo uma execução mais rápida e eficiente”, afirmou o ministério em nota.
A pasta acrescentou que a construção de uma ponte foi descartada devido às restrições da Base Aérea de Santos e ao intenso tráfego de navios no canal portuário.
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Entenda o passo a passo da construção
De acordo com o ministério, o processo de construção do túnel seguirá “etapas rigorosas para garantir precisão e segurança”.
- 1ª etapa:
O primeiro passo envolve a preparação do leito: será realizada uma escavação no fundo do canal e aplicada uma base de concreto. Nessa fase, também serão construídos os módulos, que passarão por testes de vedação e resistência.
- 2ª etapa
Na segunda etapa, rebocadores transportarão os módulos até o ponto exato em que serão submersos, de forma controlada.
“A água será bombeada para afundar as estruturas gradualmente, sob monitoramento eletrônico. Uma vez posicionados, os blocos serão encaixados e nivelados com o auxílio de sistemas hidráulicos, fixados com pinos de aço e assentados sobre um leito de areia”, disse o ministério.
- 3ª etapa
Por fim, a construtora recobrirá toda a estrutura com uma camada de pedras, destinada a proteger o túnel contra impactos e movimentações naturais das correntes marítimas
Fonte: G1