Análise: times mistos de Abel acirram disputa no Palmeiras, e formação ideal ainda é incógnita

Ferreira Junior

O time ideal do Palmeiras para a sequência da temporada ainda tem muitas incógnitas. E isso acontece graças à disputa que vem se acirrando entre as duas equipes montadas por Abel Ferreira neste início de Campeonato Paulista.

Na última quarta-feira, o Verdão venceu o Santos de virada com a “equipe 1”, que também derrotou a Portuguesa na primeira rodada. Muitos desse time misto têm aproveitado as oportunidades e vão pedindo espaço.

É o caso do atacante Thalys. Titular na Vila Belmiro, ele marcou o gol de empate do Palmeiras e agora soma dois em dois jogos na temporada. Aos poucos, ele vai colocando uma dúvida na cabeça de Abel Ferreira sobre quem merece a vaga de centroavante.

Na última entrevista coletiva, o treinador afirmou que o jogador de 19 anos é o melhor “camisa 9” que o Palmeiras tem neste momento. Flaco López vai ganhando uma sombra e, aparentemente, não tem lugar cativo no time ideal.

Caso parecido acontece com Fabinho. O volante revelado nas categorias de base tem evoluído e ganhado a atenção de Abel, que fez questão de elogiá-lo. Aníbal Moreno foi uma unanimidade em 2024, mas vai ganhando um concorrente à altura.

Quando o técnico montar o time considerado titular, Aníbal deve ser o escolhido, mas Fabinho fará sombra.

Fabinho, do Palmeiras, em jogo contra o Santos — Foto: Cesar Greco/Palmeiras/

Fabinho, do Palmeiras, em jogo contra o Santos — Foto: Cesar Greco/Palmeiras/

Há jogadores mais experientes que também entram nessa disputa mais acirrada por uma vaga. Com dois gols na estreia e uma assistência na última quarta, Mauricio começa o ano em alta e é difícil imaginá-lo fora da equipe.

Por conta disso, Felipe Anderson já começa a ver sua vaga na ponta esquerda ameaçada. O meia-atacante atuou pela primeira vez em 2025 contra o Santos, participou dos primeiros 45 minutos e pouco apresentou. Cobrado por boas atuações desde o ano passado, ele precisa dar uma resposta para não ir para o banco.

Por fim, a lateral esquerda ainda está indefinida, principalmente porque Piquerez ainda não voltou a ser relacionado. Neste momento, porém, há uma leve vantagem na disputa para Vanderlan, que mostrou mais constância e fez um bom clássico na última quarta-feira. Contratado por um valor considerável, Caio Paulista ainda precisa apresentar mais para fazer valer o investimento.

Thalys comemora gol do Palmeiras contra o Santos — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Thalys comemora gol do Palmeiras contra o Santos — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Dito tudo isso, pelo que foi apresentado até aqui, o Palmeiras ideal tem: Weverton, Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Vanderlan; Fabinho, Richard Ríos e Raphael Veiga; Mauricio, Estêvão e Thalys.

Tudo isso pode (e deve) mudar ao longo dos próximos confrontos. No sábado, o “time 2” enfrentará o Novorizontino, na Arena Barueri, às 20h30, e pode colocar ainda mais dúvidas na cabeça de Abel Ferreira.

Quem ganha com isso é o Palmeiras, que vê o nível de competição aumentar dentro do próprio elenco e deixará todos preparados para os momentos mais decisivos que estarão por vir em 2025.

Fonte: Ge

TAGGED:
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *