Coordenador das categorias de base do Palmeiras, João Paulo Sampaio usou uma rede social nesta quarta-feira para se manifestar sobre a decisão de afastar a equipe sub-17 do Campeonato Paulista da categoria. O time sub-16 disputará o restante da competição, incluindo atletas, comissão técnica e staff.
A decisão, nos bastidores, aconteceu por questões disciplinares envolvendo alguns jogadores do sub-17. O clube optou por não divulgar detalhes sobre o que ocorreu.
– Por transparência e por eu não gostar de especulações. No caso do sub-17 não houve indisciplina, só uma decisão de como o clube pensa e age, sendo sempre os valores coletivos acima dos individuais (atletas, funcionários, empresários, família). Nesse mundo que o umbigo é sempre o mais importante, mostramos por ações que somos primeiro sociedade. Vida que segue que hoje tem Palmeiras. Avanti! – escreveu João Paulo Sampaio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/Y/Z/ciWETbSamhwjxvcbp0SA/474264972-18478334254011452-6576551620532072050-n.jpg)
João Paulo Sampaio, diretor da base do Palmeiras — Foto: Reprodução/Palmeiras
O Palmeiras reforçou entender que nas categorias de base, mais importante que os resultados, está a formação dos jovens jogadores. O técnico Artur Itiro, que foi afastado, mas segue no cargo e no clube, disse por nota que não houve ato de indisciplina (leia abaixo).
“É uma decisão tomada pelo João Paulo Sampaio com intuito de reforçar a importância e o tamanho do Palmeiras acima de elencos (categorias e gerações), interesses e performances individuais ou resultados. O exemplo está sendo dado para essa e demais gerações sobre os valores pregados.
O Palmeiras valoriza a formação do ser humano acima da formação do atleta. Valoriza a Entidade e a coletividade acima dos interesses individuais. Não houve nenhum ato de indisciplina propriamente”.
O time sub-17 permanecerá treinando para outros torneios na temporada e disputa ainda em 2025, por exemplo, a 3ª Super Copa Capital, em Brasília, no início de dezembro.
É uma geração, aliás, que tem encantado na temporada, avançou até a semifinal no Brasileiro e também no Mundial da categoria, caindo para o Barcelona nos pênaltis após o empate por 2 a 2 no tempo normal.
O Paulistão, por sua vez, encerrou sua quarta fase no fim de semana, com o Palmeiras vencendo o Brasilis FC por 6 a 0, e ainda tem as etapas de quartas de final, semifinal e final. A equipe está com uma campanha de 20 vitórias, um empate e uma derrota na competição.
Fonte: Ge