Médico que operou Pedro elogia recuperação e tranquiliza torcida do Flamengo para o Mundial 2025

Médico que operou Pedro elogia recuperação e tranquiliza torcida do Flamengo para o Mundial 2025

compartilhe este post

Dr. Luiz Antônio Vieira explica cirurgia com “cinto de segurança” no joelho e os próximos passos

Uma semana depois da cirurgia de Pedro, a recuperação está sendo muito boa. Quem garante isso é o Dr. Luiz Antônio Vieira, responsável por reconstruir o ligamento cruzado anterior dos dois joelhos do atacante do Flamengo (o direito em 2018 e o esquerdo em 2024). E como a atual lesão não afetou o menisco, o médico acredita que a reabilitação do artilheiro será ainda melhor do que foi há seis anos.

Em entrevista exclusiva ao ge, Vieira, que também já operou Bruno Henrique do elenco rubro-negro, explicou como foi a cirurgia de Pedro, que teve duração de aproximadamente 1h30 e colocou um “cinto de segurança” no joelho. O doutor apontou vantagens físicas e psicológicas do atacante e tranquilizou a torcida rubro-negra quanto à presença do artilheiro no novo Mundial de Clubes em junho de 2025.

Diferença das lesões 2018 x 2024

– Na primeira em 2018 ele teve lesão do menisco, e uns dois anos depois teve um novo acidente e fez uma nova lesão desse mesmo menisco. Não na área que a gente tinha costurado, numa área mais para frente, mais anterior. Então nós tiramos um pedacinho do menisco dele, mas ainda sobrou bastante na época. Depois nunca mais teve problema. Agora não teve lesão do menisco, o que para ele é muito melhor. Teve só a lesão do cruzado, quer dizer, “só” é a forma de falar.

– E a cartilagem estava boa, um joelho sadio, são, normal. Só teve a lesão do ligamento. A gente reconstruiu o ligamento com o mesmo tendão, usando o tendão patelar. E ele tem, por acaso, um tendão patelar bastante largo. Nós temos mais ou menos 35 a 40 milímetros de largura do tendão. O Pedro deve ter em torno de 50 milímetros, é um tendão largo. Então, de certa forma, ajuda ele no pós-operatório para não ter muita dor na área que doou do tendão patelar.

“Cinto de segurança” no joelho

– Eu fiz um reforço também de um ligamento anterolateral. É como se fosse um espessamento da cápsula que fica por fora do joelho e que protege a rotação interna da tíbia em excesso. Então, de certa forma, seria como se fosse um cinto de segurança para proteger o ligamento do joelho anterior. Também fiz isso seis anos atrás. A gente usa um material sintético, uma fita sintética, e faz como se fosse um triângulozinho pelo lado de fora da tíbia com o ferro. Em pessoas que fazem “re-lesão” de ligamento, recomenda-se fazer isso como proteção para o enxerto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados