Na semana passada Benzema se recusou a entrar em campo pelo Al-Ittihad. Agora Cristiano Ronaldo é quem não jogará pelo Al-Nassr também por uma insatisfação com o Fundo de Investimento Público (PIF) . Mas o que motivou os dois principais astros do futebol da Arábia Saudita a se rebelarem?
Há uma discussão em curso a respeito dos investimentos do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que controla Al-Hilal, Al-Nassr, Al-Ittihad e Al-Ahli. O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad Bin Salam, pode mudar o foco de suas injeções bilionárias, de acordo com matéria publicada pelo New York Times em novembro.
A publicação indica dificuldades financeiras do PIF porque grande parte dos projetos encampados por Bin Salam não se mostraram prósperos. Por isso, o recálculo de rota é pensado para que prejuízos sejam minimizados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/L/i/pjAIJxQGOf8UdiXB1UvQ/benzema-reu.jpeg)
Benzema marca, e Al Ittihad é campeão da Copa do Rei Saudita ao vencer Al Nassr, de Jesus e Cristiano Ronaldo — Foto: Reuters
Benzema se revoltou com proposta de renovação
Benzema, do Al-Ittihad, um dos quatro clubes “patrocinados” pelo PIF, recusou-se a jogar contra o Al-Fateh na última quinta-feira por ter considerado a proposta de renovação de contrato um desrespeito. Dias depois abriu negociação com o Al-Hilal e está próximo de trocar de clube dentro da Arábia Saudita.
O Al-Hilal, aliás, tem negociações avançadas para sair do guarda-chuva do PIF e contar com investimento privado. A expectativa é que todos os clubes controlados pelo fundo sejam adquiridos por empresários em algum momento.
O Al-Hilal é o que tem o processo mais adiantado. Enquanto isso não acontece, o clube se mexe no mercado, e o movimento por Benzema é o que mais chama atenção.
Cristiano Ronaldo vê Al-Hilal beneficiado
O ataque ao mercado do Al-Hilal é o ponto central da revolta de Cristiano Ronaldo, que vê o Al-Nassr em desvantagem em relação ao Hilal sob a perspectiva do tratamento dado pelo PIF e pela SPL (Saudi Pro League).
Cristiano Ronaldo não jogará contra o Al-Riyadh nesta segunda-feira para cobrar um tratamento mais igualitário e, consequentemente, dar ao Al-Nassr condições de conquistar grandes títulos. Desde que chegou ao Nassr, em 2023, o astro português ainda não foi campeão de uma competição importante.
Fonte: Ge
