“O futebol não é só sobre o seu time ganhar, é também sobre prejudicar os adversários”, afirma o assistente de marketing Lucas Adriano, de 23 anos, torcedor do Flamengo. A frase dele resume o pensamento de outros muitos rubro-negros que vão deixar o amor de lado para torcer contra sua equipe nesta quarta-feira, diante do Criciúma, na penúltima rodada do Brasileiro. Tudo para atrapalhar Fluminense na briga contra o rebaixamento, na qual o time catarinense é um de seus principais rivais: é o primeiro do Z4, dois pontos atrás do tricolor, o primeiro fora da zona da degola.
Torcedores rubro-negros pedem que time perca seu próximo confronto para prejudicar o rival Fluminense na luta contra o rebaixamento
– Eu quero que o Criciúma vença o Flamengo especificamente para prejudicar o Fluminense, aumentando as chances de o tricolor ser rebaixado – diz o assistente administrativo rubro-negro Daniel Neves, de 23 anos: – É raro parar para assistir os jogos do Fluminense, mas se estiver passando em algum lugar que eu estiver, sempre secarei muito.
Com o Flamengo fora da disputa pelo título brasileiro e já garantido na Libertadores 2025, como vencedor da Copa do Brasil, os torcedores rubro-negros não enxergam um objetivo mais claro para o time nesta reta final do campeonato a não ser a chance de ajudar a derrubar um rival. As redes sociais estão cheias de justificativas como a que o designer publicitário Henrique de Amorim, de 27 anos, deu ao GLOBO:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/8/7/q1v4guSFWV64q08Dv6ew/109112329-topshot-flamengo-players-celebrate-with-the-trophy-after-winning-the-brazil-cup-final-se-1-.jpg)
– Se o Flamengo estivesse disputando um título, é óbvio que a situação seria outra. Eu não vou torcer para o Flamengo perder, vou torcer para entregar.
Já para o analista de dados Vinicios Simões, de 24 anos, a “tática perfeita” para o rubro-negro na partida de quarta-feira seria colocar a base em campo.
– Não quero que entre para perder. Quero que o Flamengo entre e jogue com tudo que pode, mas com os reservas do sub-17 – explica ele, dando risada, cheio de ironia: – Tenho certeza absoluta de que qualquer rival faria o mesmo e torceria para ver o Flamengo prejudicado. É coisa da rivalidade, até um palmeirense faria isso com um corintiano.
Com 40 pontos e em 16º lugar no Brasileiro, o Fluminense só depende dele para se livrar da ameaça da Série B. Entretanto, se empatar ou perder ao menos um de seus últimos dois jogos, o tricolor pode ser ultrapassado por Criciúma ou Bragantino, que estão logo atrás, com 38 pontos, e ser rebaixado pela primeira vez nos pontos corridos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/q/8/HWqV4zTcCmjMT568pQLw/109280496-rio-de-janeiro-brasil-21-10-2024-ct-carlos-castilho-fluminense-treina-esta-manha-n-2-.jpg)
– Gosto dessa rivalidade regional porque o Flamengo nunca foi rebaixado, e os demais times sim. Poder continuar zoando isso e ainda reforçar com um novo rebaixamento de um deles seria prazeroso demais – brinca Lucas Adriano.
Fonte: O Globo

