Análise: Corinthians vira a chave em apenas quatro dias e ganha confiança para o Dérbi

Análise: Corinthians vira a chave em apenas quatro dias e ganha confiança para o Dérbi

compartilhe este post

Em apenas quatro dias, o Corinthians deixou a zona de rebaixamento para a disputa por uma vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista.

A goleada por 4 a 1 sobre o Botafogo-SP, na quarta-feira, fora de casa, a segunda seguida na competição, confirmou a recuperação de um time que vinha de uma sequência de cinco derrotas e sem perspectiva de melhora em um curto espaço de tempo.

A chegada de António Oliveira, que trabalha no clube há apenas uma semana, mudou o ânimo, os resultados dentro de campo e parece ter contagiado os torcedores às vésperas de uma das partidas mais esperadas do ano.

Ainda falta muito ao Timão, mas o duelo contra o Palmeiras, no domingo, na Arena Barueri, pode ser um importante divisor de águas para um time ainda em formação que vai colocar à prova o bom início de trabalho do português, que terá pela frente o vitorioso e consolidado compatriota Abel Ferreira.

Campo pesado e jogo amarrado

Em um campo pesado e encharcado por conta da forte chuva em Ribeirão Preto, o gol marcado aos oito minutos do primeiro tempo foi um alento ao Corinthians. Romero aproveitou rebote de pênalti defendido após cobrança de Maycon para dar tranquilidade diante da tímida pressão imposta pelo Botafogo-SP nos minutos seguintes.

Titular na estreia, Gustavo Henrique mostrou as credenciais ao evitar gol do time de Ribeirão Preto após saída errada de Cássio. O Timão, aliás, entrou em campo mantendo a ideia de jogo do primeiro jogo de António Oliveira, contra a Portuguesa.

Wesley sofre pênalti em Botafogo-SP x Corinthians — Foto: Thiago Calil/AGIF

Wesley sofre pênalti em Botafogo-SP x Corinthians — Foto: Thiago Calil/AGIF

Sem Fagner, Raul Gustavo e Pedro Raul, o técnico português manteve Caetano improvisado na esquerda, com Gustavo Henrique formando dupla com Félix Torres. Léo Mana foi o escolhido na lateral direita.

O ataque foi formado por Wesley, Romero e Yuri Alberto. Apesar do gol do paraguaio logo no início do jogo, pouco se viu do trio em termos de eficiência na primeira etapa.

Defensivamente, o Corinthians seguiu apresentando problemas de encaixe de marcação, principalmente nas bolas aéreas e na proteção na entrada da área, dando ao Botafogo a oportunidade de arremates de longa distância.

E foi exatamente a partir de um lance assim que o Botafogo-SP empatou. Leandro Maciel aproveitou rebote após cruzamento para bater de primeira, sem chance para a defesa de Cássio.

Ótima impressão

O Corinthians precisou de apenas 12 minutos para garantir a vitória no segundo tempo. Sem promover alterações, a grande mudança foi na postura agressiva do time no ataque.

Aos oito minutos, Romero apareceu novamente livre de marcação dentro da área para ampliar. O paraguaio aproveitou passe de Maycon após desvio de Yuri Alberto na primeira trave.

Gol de Wesley em Botafogo-SP x Corinthians — Foto: Thiago Calil/AGIF

Gol de Wesley em Botafogo-SP x Corinthians — Foto: Thiago Calil/AGIF

Quatro minutos depois, em bom lançamento de Maycon, Wesley partiu em direção ao gol, se livrou da marcação e da falta do adversário, e bateu cruzado para ampliar o placar.

Mesmo com alguns espaços defensivos cedidos ao Botafogo-SP, o Corinthians seguiu com bom volume de jogo e sacramentou a vitória com Yuri Alberto. O camisa 9 aproveitou ótimo passe de Rojas, invadiu a área e soltou a bomba para fechar o 4 a 1.

Mais do que a vitória, o rendimento no segundo tempo e o volume ofensivo apresentado na segunda parte da partida dão novo ânimo para a sequência do trabalho. É apenas o segundo jogo, mas o Corinthians ganhou uma nova cara com António enquanto aguarda a chegada de mais reforços.

Fonte: Ge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados