A pauta principal do Palmeiras nos últimos jogos tem sido o cansaço excessivo de seus jogadores. Vice-campeão da Supercopa do Brasil e campeão do Campeonato Paulista, o Verdão disputou todas as partidas possíveis do calendário em 2024.
O técnico Abel Ferreira já citou em diversas entrevistas coletivas que é necessário poupar alguns jogadores, mas o grau de importância dos últimos jogos tem tornado difícil essa missão. A chance para o treinador, então, apareceu nesta quinta-feira.
O Palmeiras encara o Botafogo-SP, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, às 21h30, no Allianz Parque, e pode ter um time “alternativo”. Embora este também seja um jogo importante, o adversário está na Série B do Brasileirão e soma dois empates no torneio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/y/B/cWb474QSGBcCSrDhfsyg/rib3494.jpg)
Mayke (à direita) deve voltar a ser titular em jogo contra o Botafogo-SP — Foto: Marcos Ribolli
Por isso, a tendência é de que os atletas mais utilizados até aqui em 2024 comecem no banco de reservas. O centro das atenções do tema “cansaço” tem sido Raphael Veiga. Abel disse ser o grande culpado pela má fase do meia, já que não lhe dá descanso há algum tempo.
Veiga, portanto, deve começar o duelo no banco de reservas para dar lugar a Luis Guilherme. O garoto entrou bem diante do Independiente del Valle, pela Conmebol Libertadores, e fez o gol da vitória de virada por 3 a 2.
As laterais também tendem a ter mudanças. No clássico contra o São Paulo, o lado direito teve a presença de Marcos Rocha, enquanto na esquerda Piquerez foi o titular. Contra o Botafogo-SP, Mayke e Vanderlan devem iniciar jogando.
O ataque é outro setor que pode ter mudanças. Endrick vem atuando com regularidade e não tem conseguido jogar tão bem quanto no início da temporada: Estêvão e até mesmo Lázaro brigam por essa vaga. Na posição de centroavante, Flaco López e Rony são os mais cotados.
– A gente sabe que se dependesse da gente, jogaríamos todos os jogos. O pessoal da fisiologia conversa muito com o professor, como fizeram no último jogo na altitude, ele estava em dúvida de quem iria jogar por conta da altitude e quem poderia ajudar mais, quem tem mais experiência – comentou Rony após o jogo da última segunda.
A partida desta quinta-feira pode marcar o retorno de Zé Rafael aos gramados após quase um mês – ele não atua desde a final do Paulistão. O volante é outra peça importante para reforçar o meio de campo e tem chances de começar como titular.
Desta maneira, um provável Palmeiras para o duelo tem algumas dúvidas: Weverton; Mayke, Luan (Gustavo Gómez), Murilo e Vanderlan (Piquerez); Aníbal Moreno, Richard Ríos (Zé Rafael), Luis Guilherme; Estêvão, Rony (Endrick ou Lázaro) e López.
Fonte: Ge