Ao ser empossada na terça-feira (7/5) para o seu quinto mandato com presidente da Rússia, Vladimir Putin apareceu ao lado de Alexander Zaldostanov. Ele é apontado como o novo braço direito do líder de Moscou depois que começaram a circular notícias sobre problemas de saúde de Ramzan Kadyrov, o governante da Chechênia que por muito tempo tem sido considerado o mais fiel aliado e “cão de guarda” de Putin.
Zaldostanov é mais conhecido como “O Cirurgião” (Khirurg, em russo). Ele é o chefe de uma violenta gangue de motociclistas, chamada de Lobos da Noite. Ele é conhecido por suas opiniões homofóbicas e admiração pelo implacável líder soviético Joseph Stalin, de acordo com o jornal “The Telegraph”.
Na posse de Putin no Kremlin, Zaldostanov foi a caráter: vestido com roupas de couro, com o logotipo da gangue bem visível e os cabelos longos soltos.
Acredita-se que a amizade entre “O Cirurgião” e Putin tenha começado em 2009. A relação ficou tão próxima que Zaldostanov recebeu a prestigiada medalha estatal da Ordem de Honra, o que transformou os Lobos da Noite como uma espécie de “milícia” de Putin.
Zaldostanov ganhou o seu apelido após se tornar médico especializado em cirurgia facial pós-traumática na Moscou soviética. Atualmente, ser chefe dos Lobos da Noite é a sua ocupação em tempo integral.
Numa entrevista ao “Telegraph”, “O Cirurgião” sugeriu que poderia ter dado a Putin a ideia de anexar a Crimeia (Ucrânia), ao presenteá-lo com cartas, fotos e calendários da região sempre que os dois se encontravam. Em 2014, forças russas invadiram a região, no episódio que abriu caminho para o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Putin já descreveu os Lobos da Noite como seus “amigos” e apareceu num comício pilotando um triciclo Harley-Davidson, a motocicleta que é a marca registrada do grupo. O presidente foi fotografado passeando com “O Cirurgião” e outros lobos noturnos na Crimeia em 2019, para marcar o aniversário da gangue. Putin andou de moto sem capacete, vestindo uma jaqueta de couro preta combinando e jeans justos.