Mais um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) repatriou 209 passageiros e nove animais de estimação que estavam em Israel. O oitavo voo chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (23), na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Desde o início da Operação Voltando em Paz, foram resgatados 1.410 brasileiros, três bolivianas e 53 animais domésticos. É a maior operação de repatriação já feita na história do país.
Além da repatriação, o governo federal aproveitou os voos para enviar 40 purificadores de água e kits médicos para atender, em um mês, até 3.000 pessoas na Faixa de Gaza. A entrega dos insumos fica sob a responsabilidade da entidade Crescente Vermelho, que atua na região.
O sétimo voo de repatriação chegou no sábado (21) de Israel, com 69 passageiros. Havia três bolivianas na lista. O avião deixou dois brasileiros no Recife antes de finalizar a viagem, no Rio de Janeiro.
Cerca de 20 caminhões com ajuda humanitária foram autorizados a entrar na Faixa de Gaza pela fronteira do Egito, para a distribuição dos insumos. Os brasileiros que estavam em zonas mais tensas foram retirados pela representação brasileira em Ramala, cidade da Palestina, e estão hospedados em casas e apartamentos próximos à fronteira, com suporte psicológico, alimentação e medicamentos, aguardando a repatriação.
* Sob a supervisão de Fausto Carneiro / R7